Anvisa suspende e manda investigar importação e uso da proxalutamida no Brasil
02/09/2021 17:12 em Todas

Droga tem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro no uso do tratamento da Covid-19, assim como fez anteriormente com a cloroquina e a ivermectina.

Por G1

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (2) que suspendeu, de maneira cautelar, a autorização de importação e de uso em estudos da substância proxalutamida no Brasil, droga que estava sendo testada em pesquisa contra a Covid-19.

 

A Anvisa também decidiu abrir um processo administrativo "para apuração de possíveis infrações sanitárias" sobre os documentos ou informações apresentados pelos importadores para que a agência autorizasse a importação irregular. Há indícios de que os documentos possam ter sido fraudados.

 

 

O medicamento é uma droga experimental estudada inicialmente para aplicação em pacientes com alguns tipos de câncer, como o de próstata. Segundo a Anvisa, o medicamento não possui registro e não é usado para nenhum tratamento no Brasil.

 

A proxalutamida é uma substância que bloqueia a ação de hormônios masculinos. Ela tem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro contra a Covid-19, assim como fez anteriormente com a cloroquina e a ivermectina, remédios sem eficácia contra o coronavírus. Desenvolvida na China, a droga está sendo testada no tratamento de tumores e não é acessível em farmácias.

 

A Anvisa ainda informou que oficiará a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para ter acesso às pesquisas aprovadas da proxalutamida, o status dos testes, a dosagem estipulada em cada um deles e as instituições que foram autorizadas a receberem os ensaios.

 

 

 

"A decisão foi motivada a partir de diligências provenientes da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul e diante da veiculação de notícias de condução de pesquisas com o uso de proxalutamida em seres humanos, as quais dão conta que unidades hospitalares e clínicas estariam usando o produto à base de proxalutamida à revelia dos estudos científicos aprovados pelo sistema CEP/Conep", diz nota da agência.

 

 

O documento se refere a um inquérito civil público aberto em agosto pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul para apurar "eventual uso irregular do medicamento proxalutamida em testes para o tratamento da Covid-19 no Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre".

 

 

 

 

Queiroga comenta sobre pesquisas com proxalutamida e diz que precisamos acelerar campanha de vacinação

 

 

Em julho, a Anvisa autorizou a realização de um estudo clínico para avaliar a proxalutamida na redução da infecção viral causada pelo coronavírus e no processo inflamatório provocado pela Covid-19. O estudo envolvia a participação de 50 voluntários do sexo masculino de Roraima (12) e São Paulo (38), com Covid-19 leve a moderada.

 

Segundo o órgão, a decisão de suspensão da droga foi tomada por unanimidade entre os diretores da Anvisa, incluindo o diretor-geral da agência, Antonio Barra Torres.

 

Entenda a proxalutamida

 

Segundo a Anvisa, o medicamento não possui registro e não é usado para nenhum outro tratamento no Brasil. Por enquanto, só existe estudo.

 

“A proxalutamida é um anti-androgênico, uma droga nova para usar em câncer de próstata. A gente sabe que anti-androgênicos podem ter uma ação diminuindo a ligação do vírus na célula, no receptor AC2”, explica Marcelo Otsuka, infectologista e coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

 

 

O pesquisador titular e diretor da Fiocruz em São Paulo, Rodrigo Stabeli, explicou ao G1 em julho que a autorização do estudo não significa que o medicamento é eficaz contra a Covid-19 e lembrou que a droga não tem esse uso em nenhum lugar no mundo.

 

“Toda vez que a gente tem uma autorização de estudo, isso não quer dizer que o medicamento seja eficiente, ele está sendo estudado. Não existe autorização de uso para este medicamento contra a Covid nem nenhum órgão regulador do mundo. Nem no FDA, nem na Anvisa, nem na Europa, em nada", afirmou Stabeli.

 

 

 

G1 Notícias.

 

COMENTÁRIOS