Offline
Bolsonaro curte dia de sol no litoral de SP e mergulha a convite da Marinha
20/04/2019 13:57 em Todas

Presidente recebeu convite da Marinha e foi para alto mar na manhã deste sábado (20). Bolsonaro passa feriado de Páscoa no Forte dos Andradas, onde fica até domingo (21).

Por João Amaro, G1 Santos

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou a mahã ensolarada deste sábado (20) para navegar no ma de Guarujá, litoral de São Paulo. A bordo do Navio Patrulha Guaporé, da Marinha do Brasil, ele ficou em alto mar durante toda a manhã e foi fotografado acenando de cima da embarcação. Ele fiica na cidade, onde aproveita a folga do feriado de Páscoa, até domingo (21).

 

Bolsonaro está no Forte dos Andradas, no Jardim Guaiúba, desde quinta-feira (18), após cumprir agenda na capital paulista. Equipes do Exército e da Polícia Federal coordenam um esquema de segurança no Forte. Ele está hospedado no Hotel de Trânsito da fortificação, sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.

 

Por volta das 8h, Bolsonaro recebeu o convite para das um mergulho, e saiu da praia do Forte, a bordo de uma pequena embarcação, até o navio, já em alto mar. O navio foi deslocado para a cidade justamente para fazer a segurança da fortificação, após o anúncio de que o presidente passaria o feriado na região.

 

Bolsonaro foi recebido por oficiais da Marinha no Navio Patrulha Guaporé, no mar de Guarujá, SP — Foto: G1 Santos

 

Novamente de bermuda, camisa da Seleção Brasileira e colete salva-vidas, o presidente foi recebido por oficiais da Marinha no navio, onde também foi fotografado acenando e ao lado de militares. Ele navegou por toda a manhã na embarcação, escoltada por barcos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). O G1 apurou que ele também mergulhou no mar.

 

 

Não há informações de que Bolsonaro terá outra atividade ao longo do dia. Na noite de sexta-feira (19), ele saiu do local, por volta das 19h30, para jantar em um restaurante da cidadeNa volta, pelas 21h, já na porta da fortificação, ele desceu de um dos carros oficiais e falou rapidamente com a imprensa.

 

"Vim dar uma passeada, uma mergulhada aqui, coisa que não fazia há muito tempo", disse. Vestindo calça jeans, tênis e camisa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o presidente revelou que fica na cidade até a manhã de domingo (21). Depois, conversou com policiais militares, que fazem a segurança do entorno no Forte. Depois, acenou e entrou no carro, voltando para Forte.

 

Bolsonaro ao lado de militares da Marinha na praia do Forte dos Andradas, em Guarujá, SP — Foto: G1 Santos

 

 

 

Bolsonaro em Guarujá

 

Após participar de evento em comemoração ao Dia do Exército, no Comando Militar do Sudoeste, em São Paulo, onde declarou que a mídia é necessária "para que a chama da democracia não se apague", Bolsonaro seguiu para o litoral a bordo de um helicóptero da Força Aérea. O voo durou 30 minutos e o pouso ocorreu dentro do forte.

 

Adepto às redes sociais, tendo, inclusive, feito uma transmissão ao vivo na noite de quinta, Bolsonaro pôde contar com novidades nas instalação do local. Embora não seja confirmado quem de fato solicitou o serviço, o Forte passou a contar com novas tecnologias em conexão de internet.

 

G1 apurou que técnicos terceirizados de uma empresa de tele fonia fizeram reparos na rede de internet do bairro. Até então, a internet do Forte dos Andradas tinha tecnologia 3G. Por volta das 16h de quinta, o local teve melhorias no sistema de fibra óptica, transformando a tecnologia em 4G.

 

O presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa durante saída rápida do Forte dos Andradas, em Guarujá, SP — Foto: Hélio Oliveira/TV Tribuna

 

 

 

Medidas de segurança

 

Para a vinda de Bolsonaro, a Aeronáutica e a Marinha restringiram, na quinta-feira, os espaços aéreo e marítimo no entorno do Forte. Os bloqueios vigoram até domingo (21). Há o alerta para que nenhuma aeronave sobrevoe as instalações da fortificação abaixo dos 500 metros de altitude (1500 pés), em um raio de 1,6 quilômetro (1 milha) da hospedaria do forte.

 

No mar, qualquer embarcação também fica impedida de se aproximar da praia e deve estar afastada da costa por, aproximadamente, 2 quilômetros. Avisos-Patrulha do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste e barcos da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) vão monitorar o cumprimento do isolamento diuturnamente.

 

No único acesso terrestre ao forte, há barreiras na rua Horácio Guedes Barreiros, no bairro Jardim Guaiúba. A área será monitorada por equipes do Exército e da Polícia Federal, que receberão apoio das polícias estaduais e de agentes municipais da prefeitura. A visitação pública à fortificação histórica foi suspensa temporariamente.

 

Forte dos Andradas, em Guarujá, SP, possui único acesso terrestre — Foto: Divulgação/1ª Bda AAAe

 

 

 

Forte dos Andradas

 

A fortificação foi a última a ser construída no país, em 1942. Inicialmente chamado de Forte do Monduba, em referência ao morro onde está instalada, foi rebatiza de Forte dos Andradas em homenagem ao patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A estrutura integra o Sistema Defensivo da Baía de Santos.

 

Parte do forte está escavada na rocha do Morro do Monduba, uma área de preservação permanente de 2,1 milhões de metros quadrados. A estrutura preservada e restaurada é aberta à visitação a grupos com agendamento prévio. O local também possui um Hotel de Trânsito para militares e também utilizado por autoridades federais.

 

 

Forte dos Andradas, em Guarujá, SP, tem bloqueio durante viagem de Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução/Google Maps

 

Confira mais no G1 Notícias.

 
 
COMENTÁRIOS