Morre funkeiro MC Sapão, do hit "Vou Desafiar Você", vítima de pneumonia...
20/04/2019 08:11 em Todas

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

19/04/2019 17h35Atualizada em 19/04/2019 21h30

 

O funkeiro MC Sapão, dos hits "Vou Desafiar Você" e "Rei do Baile", morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 40 anos. Ele estava internado havia nove dias com um grave quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria do artista.

Em comunicado, a assessoria do artista informou que "a causa da morte, segundo laudo médico do Dr Marcelo Rodrigo de Souza, foi: choque séptico, pneumonia e insuficiência cardíaca". Ainda não há informações sobre velório e enterro.

VEJA TAMBÉM 

Viúva de Mr. Catra lamenta morte de Sapão: "Arrasada, perda muito grande"...

Anitta sobre morte de Sapão: "Hoje o funk perde um grande representante"...  

MC Sapão chora ao cantar Mr. Catra durante ensaio de homenagem no Multishow...  

 

Jefferson Fernandes Luiz, nome de bastismo de Sapão, estava internado no Hospital Municipal Rocha Faria em Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense, e chegou a ser transferido para o Hospital dos Servidores, no centro, na CTI Coronariana para um atendimento específico, mas não resistiu.

Ele estava em turnê e, segundo sua assessoria, teria contraído pneumonia durante viagens. Atualmente, Sapão promovia o single "Deixa Ela Dançar", um funk com pegada reggaeton gravado em parceria com o cantor e compositor venezuelano Labarca e lançado em fevereiro.

O funkeiro era uma das atrações confirmadas da próxima edição do Rock in Rio, em que se apresentaria no palco Sunset, no show Funk Orquestra, com Ludmilla, Fernanda Abreu e Buchecha no dia 5 de outubro.

O artista deixa a mulher Alessadra e quatro filhos: Pedro, de 15 anos, Kevin, de 12, Odara, de 10, e Brisa, de 7.

 

Trajetória 

Nascido e criado na comunidade da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, MC Sapão fez sucesso com hits como "Vou Desafiar Você" e "Rei do Baile", que ganhou versão com Mr Catra e MC Guimê. Torcedor do Flamengo, costumava exibir sua paixão cantando o hino do clube em shows. 

O MC sofria com sobrepeso e chegou a pesar mais de 160 kg. Com pressão alta, diabetes e problemas cardíacos, precisou ser internado diversas vezes, uma delas com um edema pulmonar. A saúde delicada o obrigou a emagrecer cerca de 40 kg em 2013. 

Em 1999, foi acusado de associação ao tráfico de drogas e chegou a ser preso na casa em que morava com a mãe e a irmã no Complexo do Alemão. Passou oito meses na prisão e foi liberado por falta de provas. Lá, compôs um de seus maiores sucessos, "Eu Sei Cantar". 

Em novembro do ano passado, o funkeiro relembrou o período atrás das grades no programa "The Noite", afirmando que o tipo de letra que compunha na época influenciou as autoridades a a enquadrá-lo por apologia às drogas. 

 

"Foi uma experiência divisora de águas. Pude viver um lado obscuro, passei a dar muito mais valor à vida, às coisas certas. Meus filhos se amarram quando conto essas histórias para eles. Entendem perfeitamente. Foi muito bom nesse sentido", afirmou.

COMENTÁRIOS